Olá, caros leitores revolucionários!
Fundada em 1944, pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), o prêmio Golden Globes (Globo de Ouro) premia os melhores profissionais do cinema e da televisão. Considerada uma das maiores honras da indústria cinematográfica, o prêmio serve como "termômetro" para o Oscar.
Teve a sua primeira edição no início do ano de 1944, de maneira informal. Naquele ano, a premiação era dividida em apenas 6 categorias: ator, atriz, filme, diretor, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Em vez de estatuetas, os vencedores receberam pergaminhos
No ano seguinte, os membros da associação realizaram um concurso para definir o desenho da clássica estatueta com o globo brilhante, representando o mundo, em um pedestal cilíndrico.
O primeiro evento de gala da festa, nos moldes do que acontece atualmente, aconteceu em 1945, no icônico Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, Califórnia.
A octogésima segunda (82°) edição da premiação Globo de Ouro ocorreu em 05 de Janeiro deste ano e foi apresentada pela atriz e comediante Nikki Glaser. No Brasil, a transmissão ocorreu simultaneamente às 22h00 pela TNT, na televisão, e via streaming, na Max, sendo comentada pela especialista em séries e filmes, Aline Diniz, que apresentou a premiação completamente entusiasmada. E o motivo, vocês sabem qual é?! Rufem os tambores...
Fernanda Torres foi o motivo! A atriz brasileira causou alvoroço ao ser anunciada, no dia 09 de Dezembro de 2024, no perfil oficial Golden Globes, via X (antigo Twitter) e via Instagram, como uma das indicadas à categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação como protagonista no filme Ainda Estou aqui, de Walter Salles - que também foi indicado à categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa - e conta a história da família Paiva no período mais intenso da ditadura militar no Brasil.
A atriz disputava contra grandes nomes de peso na categoria que foi indicada, sendo elas: Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winlest. Só as titãs de Hollywood, não é mesmo? Mas fique tranquilo, porque a atriz brasileira saiu vitoriosa nessa, sendo a vencedora do Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama, na noite de 05 de Janeiro, momento que acontecia a premiação. A atriz fez história sendo a primeira brasileira a ganhar um Globo de Ouro e orgulhou um país inteiro por levar a cultura do Brasil para o mundo aplaudir.
Em seu discurso, agradeceu o prêmio, dedicou à família, à sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, e destacou a importância da arte em tempos desafiadores. É válido ressaltar que a atriz Fernanda Montenegro também foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar, em 1999, por seu papel como Dora em Central do Brasil.
A atriz já estava sendo aclamada pela crítica e por meios de comunicação como a única e possível vencedora à categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama antes mesmo da premiação acontecer. O post feito pelo perfil oficial Golden Globes, anunciando a vitória da atriz, bateu mais de 1,5 milhão de curtidas e mais de 169 mil comentários. As principais redes sociais (X, Facebook, TikTok e Instagram) estavam estampadas com o rosto da atriz, só deu ela!
Após a premiação, a atriz foi flagrada sendo prestigiada pessoalmente por grandes ícones de Hollywood, como Viola Davis e Demi Moore - que ganhou o Globo de Ouro pela primeira vez na categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia/Musical por sua atuação em A Substância.
Fernanda Torres também foi convidada para participar do talk show de Jimmy Kimmel, na noite de sexta-feira (17), onde foi ovacionada pela platéia e enaltecida nas redes sociais por ser humor e carisma.
E antes de encerrar, trago ótimas notícias: a revista especializada em cinema, Variety, acredita que a atriz será um dos nomes indicados ao Oscar, e afirma que a vitória dela no Globo de Ouro impulsionou chances do filme Ainda Estou Aqui na principal premiação do cinema.
Agora nos resta esperar pelos próximos...